Cifra Club

Confira 7 clássicos do rock para tocar na guitarra

Aumente seu repertório com esses grandes sucessos do rock!

O rock é o estilo musical mais icônico de todos os tempos. Isso se deve muito por sua atitude e estética, por exemplo. No entanto, são as centenas de músicas geniais que fazem o gênero jamais ser esquecido. E, hoje, fizemos uma lista com alguns clássicos do rock para tocar na guitarra.

Aprender rock é uma experiência enriquecedora e empolgante para guitarristas de todos os níveis. Ao se aprofundar nos clássicos do rock para guitarra, você vai se capacitar para tocar riffs icônicos e solos inesquecíveis. Então se prepare e venha com a gente!

Aprenda 7 clássicos do rock para tocar na guitarra

Com a nossa lista, você vai aprender alguns dos maiores solos de guitarra da história e músicas brasileiras fáceis de tocar na guitarra, por exemplo. Portanto, sem mais delongas, vamos conferir 7 clássicos do rock para tocar na guitarra.

1. Smells Like Teen Spirit – Nirvana

Um dos maiores sucessos do Nirvana, Smells Like Teen Spirit está entre as músicas fáceis de rock para guitarra. Composta inteiramente por power chords, ela é excelente para iniciantes treinarem esse formato de acorde.

Para fazer as batidas abafadas que aparecem entre alguns power chords, basta parar de apertar e apenas relaxar nas cordas, sem desmontar os dedos da posição do power chord.

Por sua vez, seu solo de guitarra é bem tranquilo, sendo um bom início para o estudo de bend. Contudo, recomendamos que você comece a treinar em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo para trabalhar a precisão rítmica de cada nota.

2. Another Brick In The Wall – Pink Floyd

Além de ser uma música de guitarra famosa, Another Brick In The Wall é recomendada para quem já está no nível intermediário. Isso se deve ao fato de ela ter uma base com pestanas e um solo que trabalha muito a técnica de bends.

Vale lembrar que a batida da mão direita (esquerda para os canhotos) também exige um pouco mais de dedicação.

3. Stairway To Heaven – Led Zeppelin

Um dos grandes clássicos do rock, Stairway To Heaven pode ser considerado quase um curso completo, uma vez que sua base é um estudo maravilhoso de pestanas e dedilhados. Entretanto, ritmos de mão direita bem característicos também aparecem ao longo da música.

É difícil dizer qual o melhor solo de guitarra do rock da história, mas, com toda certeza, o dessa música é um forte candidato. Todo construído em cima da pentatônica de Am, ele também é um excelente estudo de velocidade, hammer on e pull off.

Recomendamos dedicar atenção aos timbres distorcidos e limpos que se revezam ao longo da música.

4. Que País É Este – Legião Urbana

Uma lista de clássicos do rock para tocar na guitarra não estaria completa sem Que País É Este. Essa é uma música de guitarra para iniciantes, pois só tem 3 acordes que se repetem na mesma sequência por toda a música.

Talvez seja o solo de guitarra mais famoso do rock nacional, é possível tirá-lo com facilidade. Mais uma vez, recomendamos o treino em um andamento mais lento, até você ficar craque nele, o que não vai demorar para acontecer com dedicação.

5. Te Levar Daqui – Charlie Brown Jr.

Apesar de ter uma certa simplicidade, Te Levar Daqui possui trechos que demandam um pouquinho de atenção. Dessa forma, ela é um bom treino de oitavas.

Isto é, uma mesma nota é tocada em cordas diferentes formando um intervalo de oitava, enquanto todas as outras cordas são abafadas pelo anelar.

A batida do verso utiliza a técnica de palm muting. Por sua vez, a batida da ponte é um pouco mais complexa que o resto da música. Treine-a em separado até que você consiga dominá-la.

6. Smoke On The Water – Deep Purple

Qual o riff de guitarra mais famoso do mundo? Smoke On The Water, do Deep Purple, é um seríssimo concorrente ao posto, por ser construído por Double Stops, ou seja, duas notas sendo tocadas ao mesmo tempo.

E não é só o riff dessa música que merece ser estudado! O dedilhado dos versos também merece atenção, assim como o seu solo.

Quem já sabe as escalas pentatônicas e quer ampliar seu repertório de licks para guitarra rock, recomendamos o estudo do solo.

7. Flores – Titãs

Um dos maiores sucessos dos Titãs, Flores também faz parte da nossa lista de clássicos do rock para tocar na guitarra, sendo indicada para os iniciantes que querem dominar o power chord.

Ela vai um pouco mais além e os acordes de E e A no refrão, além de ter um riffzinho no seu final, exigindo um pouco mais de atenção para quem está no começo.

Quer se aprofundar mais na guitarra? Conte com o Cifra Club!

Agora que você aprendeu alguns dos clássicos do rock para tocar na guitarra, certamente está ávido por mais conhecimento.

Te convidamos então a aprender 15 solos de guitarra fáceis para iniciantes. Você vai dominar as técnicas de solo e se qualificar para voos mais ousados. Não perca tempo e comece seus estudos agora!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK